(42) 3635 6999

secretaria@cczoe.com.br

ESTUDOS DE CÉLULA

186 - Não deixe o amor esfriar

Você sabia que as nossas emoções afetam a saúde do nosso coração? Se passarmos por experiências tristes, por exemplo, como a perda de um membro da família, a chegada de uma notícia estressante ou o descontrole de sentimentos como a raiva, o nosso coração será diretamente afetado, podendo aumentar a sua pressão arterial e a frequência cardíaca. Se isso acontece de forma persistente, pode ocorrer o aumento do nível de hormônios do estresse, podendo gerar problemas sérios no futuro.

Leia Mais

185 - Corações Acesos

Você sabia que o coração humano gera energia capaz de abastecer um caminhão por 30 quilômetros? Se contar a energia gerada durante a vida inteira, daria pra dirigir até a Lua e volta à Terra. Esse pequeno órgão, do tamanho de um punho fechado, pesa apenas 340 gramas e é capaz de bombear aproximadamente 9 mil litros de sangue por dia, por todo o corpo. Além disso, o coração gera o seu próprio impulso elétrico, não necessitando da função cerebral para continuar batendo, o que viabiliza transplantes, desde que o órgão receba oxigênio.

Leia Mais

184 – Olhos de amor

Você sabia que a pomba não tem uma visão 3D nem uma visão periférica? Ela vê uma coisa de cada vez. Sua visão é muito focada. Seus olhos são simples. Provavelmente essa é uma das razões porque somos chamados para sermos simples como as pombas: pois elas são focadas, não gastam tempo com outras coisas.

Leia Mais

183 – Os Caminhos do Amor

Você sabia que a ocitocina é um hormônio, chamado de “O hormônio do amor”, porque ele é produzido e liberado durante um abraço ou carinho? Os cientistas acreditam que quando a ocitocina é liberada no cérebro ela inicia um processo de ligação entre duas pessoas. Pesquisas descobriram que uma dose de ocitocina diminui significativamente dores de cabeça, e, para alguns, até mesmo faz a dor desaparecer totalmente após 4 horas da sua ativação. Definitivamente o amor cura, vale a pena amar e ser amado.

Leia Mais

182 - Deus é Amor

Você sabia que um longo estudo (de 75 anos) conduzido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) mostrou que o amor é realmente tudo o que importa na vida. As experiências ao longo da existência daqueles que participaram da pesquisa revelaram que suas felicidades e o cumprimento de suas metas pessoais giravam em torno do amor ou de simplesmente procurar amor.

Leia Mais

181 - Ame e Seja Amado!

Deus nos criou a fim de nos amar e para que nós também pudéssemos amá-Lo. O desejo de Deus sempre foi o de vivermos uma vida inteira juntos dele, desfrutando de uma vida abundante, ou seja, a verdadeira Zoe. No entanto, por diversas situações da vida, dentre elas a falta de conhecimento a respeito dessas verdades mencionadas acima, o ser humano não se encontra com o verdadeiro amor e acaba não tendo a oportunidade de amar e ser amado de verdade. Inicia-se então uma busca desesperada e desenfreada pelo amor. Eis ai o grande problema que enfrentamos em nossa vida. Nesta grande busca pelo amor, acabamos buscando em lugares e pessoas erradas e nos frustramos grandemente. Desse sofrimento gerado pela falta de amor, nascem os traumas, os corações endurecidos, aparecem os sentimentos de ódio, revolta, indignação, rejeição, dentre tantos outros que de certa forma, moldam as pessoas e as tornam em quem elas são. Você já disse a respeito de alguma pessoa grosseira que ela é uma pessoa mal amada? Dizemos essa frase com uma conotação diferente, quem sabe ofensiva, mas essa é a verdadeira realidade. Amar e ser amado faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa.

Leia Mais

167 - Plantados em solo firme

Você sabia que: o maior motivo para alguém abandonar a fé é não ter raízes profundas em Deus? Atualmente, cerca de 80% dos jovens abandonam a fé em Deus ao ingressarem na universidade. Quando questionados, eles afirmam que é porque não encontram razões para crer em Deus e em seu agir neste mundo. Ao se depararem com a violência, injustiças, inseguranças e tentações da vida, essas pessoas sucumbem diante das teorias humanistas que buscam explicar o mundo sem a presença de Deus. Para elas, isso parece fazer mais sentido do que o que a Bíblia diz. Evidentemente, isso acontece porque muitas pessoas não têm raízes profundas em Deus e o conhecem apenas superficialmente. Se quisermos crescer em profundidade e ver nossos filhos fazendo o mesmo, precisamos firmar nossas raízes em terra firme.

Leia Mais

166 - Profetizando Vida

o esqueleto do corpo de uma pessoa adulta possui 206 ossos? Nas crianças, logo após o nascimento, o número é maior, tendo em média 270 ossos, que vão se fundindo com o passar do tempo, até formarem apenas um osso. O maior osso de todos é o fêmur, o osso da coxa, que numa pessoa de 1,80 metros pode chegar até 50cm. Esse é também o osso mais forte do corpo. Apesar de ser oco, ele suporta mais peso do que o concreto. Os ossos representam cerca de 15% do peso do corpo e levam até 22 anos para se desenvolverem por completo. Apesar de serem duros, o interior é mole, pois são compostos por 75% de água. De fato, o esqueleto é realmente importante, pois além de sustentar o corpo, ele também protege os órgãos internos e os tecidos moles; juntamente com os músculos ele é responsável por nossa movimentação, dando o apoio necessário; além de ser um depósito de sais minerais, principalmente de fósforo e cálcio. Apesar de tudo isso, ele precisa estar vivo e ter cada parte no seu devido lugar.

Leia Mais

165 - Desacelerando

a geração Z (nascidos de 2000 a 2010) e a geração Alpha (nascidos a partir de 2010) são duas gerações marcadas principalmente pelo individualismo, uso da tecnologia e o costume à aceleração dos processos. Essas três marcas têm formado uma geração extremamente impaciente. Nossa geração tem se desenvolvido na base do aumento da velocidade. Hoje em dia, já não basta ser veloz, precisamos ser mais rápidos do que antes. Somos a geração das soluções rápidas. Contudo, esse exagero de velocidade tem nos levado a viver uma rotina exaustiva; compramos comida on-line, usamos motorista de aplicativo pra não perder tempo dirigindo, não temos tempo para desenvolver relacionamentos duradouros e somos inseguros em relação ao futuro. Como cristãos, precisamos parar e refletir um pouco, pois para vivermos mais profundo em Deus vamos ter que aprender a desacelerar. Os caminhos de Deus são MAIS ALTOS que os nossos caminhos, consequentemente, a estrada é mais longa e a viagem, mais demorada. Não se alcança caminhos MAIS ALTOS em Deus, com a pressa e a velocidade costumeira de nossos dias. Este lugar, é lugar de profundidade e desenvolvimento. Os lugares MAIS ALTOS em Deus, são lugares duradouros, lugares de permanência, portanto, nestes lugares os fundamentos precisam ser mais PROFUNDOS. Não podemos alcançar LUGARES MAIS ALTOS, sem termos RAÍZES MAIS PROFUNDAS em Jesus.

Leia Mais

164 - A importância da fonte

Terras com grandes quantidades de sal tornam a região escassa e dificultam o crescimento de plantas. Isso acontece porque o excesso de sal torna a terra mais densa e impede o aprofundamento das raízes. Além disso, quando esse sal entra em contato com a água doce mais profunda, tende a torná-la salgada. Quando as árvores entram em contato com essa água “contaminada”, não conseguem se desenvolver e, aqueles poucas que conseguem, tem suas folhas queimadas, amareladas e são incapazes de desenvolver bons frutos. Árvores cultivadas em fontes salinas são árvores secas.

Leia Mais

163 - Aprofundando as raízes - parte 2

boa parte das pessoas se esquecem das raízes quando desenham uma árvore? Você já desenhou uma árvore? No seu desenho de árvore haviam raízes? Raízes realmente não são muito lembradas, raramente ouvimos sobre algum “admirador” de raízes, até mesmo porque elas geralmente estão escondidas debaixo da terra. Porém, as raízes são a parte mais importante de uma árvore. Podemos tirar suas folhas, seus frutos e até cortar o caule, e ainda assim a árvore irá permanecer viva. Mas se ferirmos suas raízes, então a árvore morre, pois as raízes são determinantes. A qualidade de vida que teremos depende de nossas raízes.

Leia Mais

162 - Seja um enraizado

O mundo do qual fazemos parte, tem intensificado suas lutas sobre nós. Infelizmente muitas pessoas têm sucumbido às pressões mundanas e têm sofrido grande queda. As pessoas têm desistido de viver, têm abandonado sua fe em Deus, seus ministérios, sua família, porque acreditam que não dão conta, que é muito pesado. Essa é uma realidade cada vez mais freqüente. Mas essa não precisa ser a nossa historia! Essa não precisa ser a sua historia! Deus está nos dando a oportunidade de firmarmos nossas raízes e de expandi-las de forma que na hora da tempestade, nós possamos permanecer firmados e inabaláveis.

Leia Mais

161 - A importância da raiz

Diferente de todas as outras, as chamadas plantas epífitas (epi = em cima; fito = planta), são plantas que não possuem raízes aprofundadas em terra ou em algum tipo de solo. Porem, assim como o próprio nome sugere, elas vivem em cima de outras plantas, utilizando este outro vegetal como suporte para se fixar. O fato é que mesmo que as plantas epífitas não estejam no solo, elas precisam dele, pois, a planta a qual ela se sustenta necessita do solo para viver e se fortalecer. Da mesma maneira devemos observar nossa vida dando importância à raiz (qualidade de vida com Deus), àqueles que me ajudam a manter a vida (meus lideres, pastores, família) e ao solo (próprio Deus, pois sem Ele não existe vida).

Leia Mais

160 - Aprofundando as raízes - parte 1

Você sabia que: a composição do solo interfere diretamente na qualidade das plantações? O solo ideal para boas plantações é aquele que possui quantidades ideais de nutriente, os quais são dissolvidos na água e são absorvidos pelas raízes das plantas. Mas solos que são deficientes desses nutrientes precisam ser trabalhados pelos agricultores para se tornarem ideais para o plantio. Nesse caso, utilizam da adubação e da drenagem do solo. É evidente que bons frutos só surgem de plantas geradas em solo fértil, o qual permite que as raízes se aprofundem nela e absorvam tudo o que é necessário para seu crescimento.

Leia Mais

159 - Inclinados para Deus

Você sabia que: a torre de Pisa, na Itália, não foi construída torta? Por ter tido uma fundação mal construída e um solo de fundação mal consolidado, a torre vem inclinando-se ano após ano, desde a sua construção (que começou em 1173 e foi finalizada 201 anos depois, em 1372). Em 1990 um engenheiro conseguiu estabilizá-la, mas a expectativa é que isso dure pouco. Acredita-se que a obra durará no máximo 200 anos, depois disso não há nenhuma garantia de que ela permaneça de pé. É interessante perceber que, por mais bela e conhecida que a torre seja, nada de sua aparência (de sua beleza exterior) foi capaz de parar sua inclinação, que obviamente a levará à queda e destruição.

Leia Mais

158 - Provados e Aprovados

Thomas Edison, o inventor da lâmpada incandescente, realizou mais de 1.200 testes antes de conseguir criar com sucesso sua principal invenção. Antes de revolucionar o mercado de automóveis, Henry Ford faliu cinco vezes. Por treze anos, José esteve preso antes de se tornar o maior governador da história do Egito. Nem sempre é fácil discernir quando estamos passando por provações, mas é evidente que, se quisermos vencer na vida – principalmente na vida com Deus –, precisaremos desenvolver nossa perseverança. Para isso, será necessário aprendermos a depender inteiramente de Jesus Cristo em todas as áreas das nossas vidas. Nesse estudo, vamos ver o que a Bíblia nos ensina sobre como podemos perseverar em Deus.

Leia Mais

157 - Devoção diária

Você já deve ter ouvido que as pessoas que passam muito tempo juntas acabam ficando parecidas, isso é muito fácil de ser percebido em nossa volta, principalmente em crianças e adolescentes. Isso não significa que se, por exemplo, o simples fato de andar juntos poderia mudar nossa condição econômica, social etc., mas, com certeza, influenciaria diretamente nosso comportamento, nossas ações, nossas aspirações e desejos, nossa linguagem, os assuntos que gostamos de falar, nossos interesses, nossos posicionamentos, costumes etc. Vale lembrar que isso não acontece apenas com quem convivemos diretamente, mas indiretamente, como, por exemplo, quando somos influenciados por mentores que nunca nos conheceram, mas nós os seguimos. O fato é que essa teoria é uma dica de como aprender sobre prosperidade e sucesso.

Leia Mais

156 - Separados para Deus

Popularmente, aprendemos outras maneiras de entender essa expressão. Para alguns, santo é tudo o que está no céu. Portanto, não há ninguém que seja santo neste mundo. Para outros, santos são pessoas religiosas que ocupam funções ou altos cargos dentro de uma instituição religiosa, como por exemplo um papa, um bispo, um apóstolo, um pastor ou alguém com funções parecidas. Provavelmente, por pensamentos e compreensões populares como essas é que muitos ainda encontrem dificuldade de viver uma vida santa, separada para os propósitos do Senhor. Neste estudo, vamos falar sobre o que Bíblia espera de nós em relação à uma vida santa e como poderemos praticar este princípio.

Leia Mais

155 - Obedecer

Muitas vezes não compreendemos o real sentido da obediência. Nos confundimos ao pensar que ela é uma ordem que não cabe mais à nos, algo sem importância, sem grande valor, que deve ser aplicado somente ao educar um filho pequeno, ou então no ambiente profissional quando dada uma ordem do chefe à um liderado. Na verdade, a obediência é uma resposta ao amor, um principio que tem por base o respeito e a honra, principio este que se quebrado pode trazer duras consequências. A obediência do filho alegra o pai, do mesmo modo, alegramos o Senhor quando ouvimos e obedecemos suas direções. Ao contrario disso, o dicionário Oxford, nos mostra que as palavras “rebeldia” e “violação” são opostos à palavra obediência, o que nos leva a entender a seriedade de não ter em nós algo tão valioso, como é o principio da obediência. Obedecer é um dos princípios bíblicos mais importantes, pois a maioria dos outros, como perdão, fidelidade e fé, dependem da nossa obediência. A eficácia da Bíblia depende da nossa correspondência aos seus mandamentos, ou seja, da nossa obediência.

Leia Mais

154 - Fiéis até o fim

Com o avanço da ciência, descobriu-se que o único ser existente em nosso planeta que pode ser fiel é o ser humano. Nos tempos modernos a fidelidade pode ser entendida como o correto cumprimento da palavra dada ou de um juramento, porém, em sua origem, a palavra fidelidade denota a característica daquele que preserva suas características originais ou, até mesmo, se mantém fiel à referência. Como? Confiando que Deus está conosco e tendo fé de que Ele cumprirá sua Palavra. Portanto, a fidelidade nos conduz diretamente – através da fé – para Deus. Mas para isso, precisamos estabelecer um relacionamento de intimidade e fidelidade com Ele.

Leia Mais

153 - Como Jesus

Inicialmente, a sensação provocada pela improdutividade e inutilidade parece ser tão pequena e invisível, que tendemos a desprezar qualquer tipo de sentimento gerado em nós. Porém, à medida que essa sensação se torna recorrente começamos a perceber os seus prejuízos: graves doenças emocionais e até suicídio podem ser provocados. O ato de servir preserva a vida, produz satisfação, alegria, sensação de paz e de dever cumprido. Servir faz parte do caráter de Deus, desde o início Deus nos serviu. Quem serve fica bem consigo mesmo e encontra Deus!

Leia Mais

152 - Libertos do Egoísmo

O Egoísmo é um dos principais motivos pelo qual as pessoas deixam de cooperar umas com as outras, fazer favores, ajudar de alguma forma, impulsionar alguém, socorrer, etc. Infelizmente esse é um comportamento aprendido e que prejudica não somente as pessoas que estão ao redor desse individuo, mas também a própria pessoa que é escrava desse comportamento. Podemos afirmar que o Egoísmo é uma prisão. Mesmo que a pessoa queira fazer algo por alguém, ela é limitada por seus próprios sentimentos e pensamentos. O Egoísmo também nos impede de viver o cristianismo na sua plenitude, pois o próprio Cristo foi o maior e melhor exemplo de doação, entrega e altruísmo.

Leia Mais

151 - Aproveite bem as oportunidades

Você sabia que durante a pandemia surgiram milhares de novos negócios e formas de sustento? Com a crise econômica em todo o planeta causada principalmente pela pandemia do coronavírus, muitas pessoas precisaram observar as novas realidades e agirem rapidamente para compor a renda financeira. Muitos encontraram na crise novas oportunidades de negócio, como por exemplo, o crescimento do home office (trabalhar em casa), os serviços delivery (entregas em casa, principalmente de alimentos), plataformas digitais para trabalho, estudos, cursos etc. dentre tantas outras atividades que cresceram neste período. Muitos encontraram diante da crise não apenas a dor e o sofrimento, mas a necessidade de ressignificação. Reagiram e foram adiante e, por isso, muitas oportunidades surgiram e foram muito bem aproveitadas.

Leia Mais

150 - Não ande sozinho.

Você sabia que: mais de 4 milhões de pessoas que se professam cristãs não frequentam a Igreja? Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a nossa geração é conhecida por não ter bases sólidas para se firmar (por isso, a chamou de modernidade líquida). A consequência prática dessa cultura é a diluição da família, dos valores morais, da existência de uma verdade absoluta e até mesmo da Igreja. Infelizmente, essa forma de pensar tem entrado na Igreja, fazendo com que milhares de pessoas deixem de fazer parte do corpo de Cristo (desigrejados). Esse tipo de atitude faz com que muitos vivam uma vida solitária, egoísta, amargurada e crítica. Não querem prestar contas da sua vida para ninguém, nem mesmo ser confrontados por suas condutas. Sem perceberem, vivem como um dedo amputado – tem forma, tamanho, digital e unha como um dedo normal, mas não recebe nutrientes importantes, não tem tendões e ligamentos que o ligue ao restante do corpo, não recebe sinais do cérebro para se mover e não tem toxinas removidas dentro de si. Acreditam que não precisam de ninguém e que são autossuficientes. Mas a verdade é que essa ideia é extremamente perigosa e nociva, podendo nos afastar da vida abundante que Deus tem preparado para nós.

Leia Mais

149 - Profetizando a Vida

Você sabia que o corpo humano é composto por 206 ossos? Mas esse número pode variar conforme a idade. Crianças tem mais ossos, um recém-nascido, por exemplo, tem mais de 300 ossos, e a maioria das mudanças acontece no crânio do bebê, que é composto por muitas cartilagens, para facilitar no nascimento. O esqueleto humano, que é o conjunto dos nossos ossos, tem como uma de suas principais funções sustentar todo o nosso corpo, além de proteger órgãos vitais, dentre outras funções. Em outras palavras, tem a ver com a nossa estrutura, é o que nos mantém de pé. Hoje em dia há muita gente que tem passado por dificuldades quanto à estrutura de suas vidas. Muitos estão vivendo preocupados com suas famílias, preocupados com o casamento, com o futuro dos filhos. Para muitos, as preocupações tem a ver com o trabalho, as finanças, os estudos etc. Há muitos detalhes e situações relacionados à nossa estrutura básica de vida que podem realmente nos consumir de preocupações e, ao olharmos ao redor e enxergamos situações difíceis ou até mesmo impossíveis de serem transformadas por nós, deixamos que a incredulidade nos domine e nos leve a duvidarmos do futuro bom e cheio de esperança que o Senhor nos prometeu. Porém, a Bíblia ensina um caminho sobrenatural, uma maneira de vivermos e experimentarmos aquilo que o nosso Deus preparou para aqueles que o amam.

Leia Mais

148 - Vencendo a Solidão

Você sabia que pesquisas afirmam que o Brasil é o primeiro lugar no ranking dos países aonde mais existe o sentimento de solidão? Esse levantamento aconteceu no ano de 2021, em 28 países, trazendo à tona as complicações pós Covid-19 e concluindo um aumento na sensação de solidão após a pandemia, gerando um impacto negativo na saúde emocional. Certamente, em algum momento das nossas vidas o sentimento de solidão já esteve presente. Muitas vezes nos encontramos sós em meio a fortes ventos e tempestades, em dias difíceis, em datas importantes, para tomar decisões ou para encarar desafios. Podemos também dizer que mesmo que estejamos cercados de pessoas, a solidão ainda pode existir. Este sentimento não está relacionado apenas à uma falta física, ele está ligado também à um vazio na alma, pois é possível estar rodeado de amigos, de colegas e até de familiares, e ainda assim se perceber afundado em solidão. Além da tristeza causada, o sentimento de solidão também impede de vermos os desafios da vida com bons olhos, nos afastando da plenitude de vida que Deus tem preparada para nós.

Leia Mais

147 - O caminho para a felicidade

Você sabia que a busca pela felicidade tem gerado um mal-estar emocional em nossa sociedade? Em um de seus livretos, o psicanalista Sigmund Freud afirmou que “o ser humano anseia pela felicidade e que esta advém da satisfação de prazeres”. Em outras palavras, o ser humano luta para satisfazer os desejos mais profundos do seu coração, principalmente aqueles que lhe trazem prazer. Para isso, busca nas riquezas, na fama, no reconhecimento, nas bebidas, nas drogas, nos bens materiais e em outras pessoas a satisfação dos seus prazeres. O problema é que isso não parece estar dando certo! Segundo especialistas, essa constante busca tem contribuído para o aumento dos níveis de ansiedade, estresse, culpa e depressão. De fato, “as doenças emocionais são o mal de uma sociedade que decidiu ser feliz a todo preço”. Infelizmente, muitas pessoas chegaram ao ponto de perderem o prazer na vida e buscam colocar um fim a ela. Mas esse jamais foi o plano de Deus para a humanidade, antes, Ele veio para nos dar vida, e vida em abundância (Jo 10:10). Portanto, não podemos nos contentar com nada menos do que isso para nossas vidas.

Leia Mais

146 - Uma vida abundante

Você sabia que desde 2015 o mês de setembro é conhecido no Brasil como setembro amarelo? De lá para cá, este mês tem sido dedicado à prevenção do suicídio. Em todo planeta, em média, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Isso significa mais de 800 mil mortes no período de um ano, ou seja, são quase um milhão de pessoas que estão desistindo de viver todos os anos. Nosso país, o Brasil, já ocupou o 8º lugar no ranking mundial de países com o maior número de suicídios anualmente. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. Para muitos, a vida tem perdido o sentido ou propósito. Talvez essa realidade esteja muito próxima de nós, ou até mesmo presente em nossos lares ou em nossos círculos de relacionamentos. Diante de tantas lutas e dificuldades, muitos acabam pensando que não vale a pena viver. Outros acabam desperdiçando a vida e o tempo que ainda tem de maneira irresponsável. Mas a verdade é que Deus tem um propósito especial para a nossa existência. Ele prometeu que nos daria uma vida plena, abundante e abençoada.

Leia Mais

145 - Presença que Transforma

As pessoas consideradas insatisfeitas são aquelas que sentem necessidade de algo novo pela frustração do que elas têm no momento presente e não pelo desejo de concretizar os objetivos. É comum encontrarmos pessoas que se consideram insatisfeitas com aquilo que têm, com a família que formaram e com o futuro que as espera. Esse tipo de insatisfação faz com que muitos optem por viver uma vida frenética em busca de prosperidade financeira, em busca de cada vez mais conforto e bem estar em detrimento de sua própria família. Acreditam que quanto mais posses tiverem, mais terão a condição de viver bem e feliz, no entanto, isso faz com que elas se afastem cada vez mais de sua família. Este é um circulo vicioso do qual muitas pessoas não conseguem sair, a menos que Jesus interfira em sua historia.

Leia Mais

144 - Mude a história da sua Família

Essa é uma verdade que precisamos tornar muito mais conhecida, pois a família é o nosso alicerce, ela é a primeira escola na vida de qualquer pessoa. Porém, nunca as famílias foram tão ameaçadas como agora, e não só pela pandemia e todos os seus desdobramentos, como as enfermidades, mortes, crises financeiras entre outros, mas também pelas mudanças bruscas e os sérios problemas vindo à tona em muitos lares, como os casos de adultério, divórcios, violência doméstica, abusos de todos os tipos etc. Além disso, há muita gente sofrendo na família, sofrendo emocionalmente, enfrentando a depressão, tendo que lidar com ansiedade, transtornos e crises de todos os tipos. No século 18, um historiador inglês chamado Edward Gibbon escreveu um livro chamado “Declínio e queda do império romano”, onde ele afirma que “as bases de uma grande civilização sucumbem quando o enfraquecimento começa de dentro. O que vem primeiro na lista de fatores que contribuem para a queda de um império é a corrosão da dignidade e da santidade do lar, a base para a sociedade humana." Se isso é tão sério, então nós precisamos urgentemente de uma intervenção de Deus em nossas casas. Precisamos que o Senhor nos ajude a restaurar nossas famílias, pois família é projeto de Deus para a restauração do mundo e Ele é o maior interessado no bem estar de nossas famílias. Não podemos desistir, precisamos lutar por nossas famílias, pois o próprio Deus deseja abençoar o nosso lar.

Leia Mais

143 - Lutando pela Família

Em seu famoso livro “O declínio da cultura ocidental”, Alam Bloom afirma que a principal causa da deterioração das famílias – e consequentemente da cultura ocidental – é o desconhecimento das verdades bíblicas dentro das famílias. Esse distanciamento da Palavra de Deus tem feito com que os pais percam os mais altos sonhos para seus filhos, como serem profetas e sacerdotes de Deus, para o desejo compulsivo de conquistar bens materiais. Tem feito também com que muitos conceitos anti Bíblicos entre nos lares, corrompendo valores e distorcendo papeis. Em outras palavras, muitas famílias estão ruindo por preferirem as riquezas deste do que a presença e o conhecimento de Deus.

Leia Mais

142 - A Promessa nunca tarda

Estamos sempre com a sensação de urgência. Essa sensação causa a ansiedade, o que por sua vez, acaba por diminuir a nossa paciência. Quem nunca orou pedindo por mais paciência? Saber esperar, com certeza não é algo muito natural em nós. Seja na fila do banco ou do mercado, seja na fila de espera de uma consulta ou até mesmo na fila de espera para andar em algum brinquedo no parque. Temos muita dificuldade quando o assunto é ter paciência e esperar. Nosso mundo imediatista nos ensina todos os dias que todas as nossas necessidades precisam ser supridas urgentemente e que esperar é coisa da antiguidade. A impressão que temos a respeito da espera é de que estamos perdendo tempo. Por isso, a falta de paciência tem sido um grande agravante em nossa vida. O grande problema é que essa mesma falta de paciência em nosso dia a dia, nos faz ser impacientes quando o assunto é promessa de Deus. Não sabemos esperar as coisas que Deus tem para a nossa vida e isso acaba, muitas vezes, trazendo conseqüências serias para nossa vida e também nossa família.

Leia Mais

141 - Ouvir e Obedecer

Não precisamos nos esforçar muito para perceber que cada vez mais o ser humano busca por conforto, se acomodando na sua rotina e na sua maneira de viver. A rapidez e facilidade que o mundo tem oferecido através da internet, e de outros meios, tem criado uma geração apática com grande dificuldade na tomada de decisões importantes da vida adulta. O dado do IBGE citado na curiosidade acima tem assustado muitos psicólogos, que baseados nisso ousam afirmar que a adolescência, que antigamente ia até os 18 anos de idade, começo da fase adulta, hoje em dia vai até os 25 anos. O comodismo parece fazer parte da vida de muitas pessoas. Essa falta de posturas nos impede de avançar, principalmente em nossa vida com Deus. Impede-nos também de vivermos as promessas de Deus sobre nós e nossa casa. Porém, essa não é a vontade de Deus para nós.

Leia Mais

140 - Qual é a sua expectativa de vida?

Há no mundo, muitas pessoas que não têm o mínimo de expectativa a respeito de sua vida. Na curiosidade citada acima, falamos a respeito de uma expectativa de vida em idade cronológica, que segundo o IBGE, melhorou gradativamente. No entanto, existe uma expectativa de vida que é baseada nas circunstâncias e na esperança ou na falta dela. As adversidades da vida podem sufocar a nossa mente e o nosso coração ao ponto de não existir em nós o mínimo de esperança de uma mudança de realidade ou até mesmo, em casos mais profundos, passa a não existir o mínimo de esperança em permanecer vivo.

Leia Mais

139 - Priorize o propósito de Deus

Há muitos fatores que contribuíram para a melhoria de vida no país, como o crescimento econômico nas últimas décadas, os avanços da medicina e tecnologia, acesso à água tratada e esgoto etc. Mas, apesar de tudo isso, ainda há muitas pessoas que não estão vivendo tão bem quanto gostariam ou poderiam viver. Você, por exemplo, já pensou em quanto tempo ainda gostaria de viver? Como você gostaria de passar o tempo que ainda resta? A maioria de nós fica feliz em saber que a expectativa de vida em nosso país é boa, mas nem sempre pensa ou avalia a vida em um nível mais pessoal. Se formos bem sinceros, vamos acabar percebendo que nossa vida é mais curta que imaginamos. Se fizermos uma simples conta de como usamos nosso tempo, vamos perceber que a maioria de nós dorme em média oito horas por dia (ou seja, 1/3 das 24 horas do dia!), gastamos mais uma média de 8 horas trabalhando (mais 1/3 do dia!) e nos restam apenas outras 8 horas (mais 1/3!) pra usarmos como quisermos (e esse é o tempo que teoricamente teríamos pra cuidar da família, do nosso lazer, pra investir em nossa vida com Deus etc.). Se nós pensarmos dessa maneira, vamos perceber que o tempo que temos pra investir nas coisas mais importantes da nossa vida é um tempo realmente curto, muito menor do a maioria de nós imagina!

Leia Mais

138 - Continue a crescer

Você sabia que os bebês, no primeiro ano de vida, crescem em média 50% do tamanho? Isso geralmente acontece durante os doze primeiros meses, depois tudo se estabiliza e eles passam a crescer constantemente cerca de 6 centímetros por ano, até que cheguem à puberdade. Outra curiosidade é que alguns fatores, como por exemplo a nutrição, o acompanhamento médico e o estilo de vida da família onde a criança está crescendo podem ser até mais importantes que os fatores da genética. O crescimento faz parte do processo natural da vida humana. Pessoas crescem e se desenvolvem, plantas crescem e se desenvolvem, os animais e a natureza de modo geral seguem este padrão. A vida sempre está em desenvolvimento, esta é a rotina básica da humanidade: nascer, crescer, desenvolver-se e morrer. Em algumas fases crescemos mais que em outras, porém sempre estaremos em desenvolvimento.

Leia Mais

137 - Voltando ao primeiro amor

Você sabia que a palavra “paixão”, em sua origem no latim, está relacionada com o verbo “sofrer”? Desde a origem do termo, o significado de paixão está relacionado com o sofrimento. Talvez seja por isso que muitas histórias de amor e sofrimento surgiram, reais e fictícias, algumas tornaram-se mundialmente conhecidas, como a ficção de William Shakespeare, conhecida como “Romeu e Julieta”. Muitos apaixonados são facilmente identificados, pois o comportamento muda, os assuntos, o uso do tempo, dos recursos etc. Gente apaixonada perde o sono, dá presentes caros (mesmo sem ter condições), e até abre mão de coisas importantes, como o emprego ou a própria família pra viver suas aventuras. A paixão sempre nos move a viver novidades e a buscar aquilo que mais desejamos. A paixão se torna o combustível que nos faz irmos além, em busca do que entendemos ser nosso maior desejo. O problema é que a paixão acaba, inclusive a ciência já provou que a paixão dura pouco; e quando a paixão acaba, é necessário avaliar e perceber o que é que ficou. Se a paixão se tornou amor, ou seja, se os sentimentos levaram o indivíduo a viver por escolhas e decisões sábias; ou se a paixão se tornou apenas algo exagerado e até mesmo doentio, gerando apenas desgaste, desgosto, mágoas e sofrimento. Quando a paixão acaba, a maioria desiste daquilo que, antes, acredita ser o alvo da sua vida, a decisão ou escolha mais importante, o que realmente a faria feliz, realizada e completa.

Leia Mais

136 - Prosseguindo

Segundo o dicionário, perseverar é “prosseguir, continuar em frente, conservar-se firme e constante, persistir, sem mudar de intenção”. Toda pessoa que deseja viver uma vida abençoada precisa aprender a importância de perseverar, de não desistir da vida que Deus propôs, de seguir em frente apesar das lutas e desafios que a vida traz. Muitos de nós talvez tenhamos iniciado o ano fazemos planos, uma lista de alvos e metas, traçamos projetos pessoais, alguns ideais de coisas que gostaríamos de fazer ou mesmo mudar em nossa vida neste ano de oportunidade. A maioria de nós começou bem, mas talvez, durante a caminhada, com o passar dos dias, semanas e até dos meses, acabamos desistindo ou abandonando algumas dessas coisas que havíamos nos proposto a fazer, como, por exemplo, ler a Bíblia toda durante o ano, orar mais, cuidar da saúde, aprender um novo idioma, passar mais tempo com a família (esposa, filhos...) etc. Apesar de qual seja o motivo que o tenha levado a abandonar ou mesmo desistir, a Bíblia nos encoraja a seguirmos em frente, apesar de quaisquer contratempos.

Leia Mais

135 - Priorize o propósito de Deus

Segundo o dicionário, propósito é aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito. É a intenção (de fazer algo); projeto, desígnio. Todo ser humano precisa de um propósito em sua vida para que tenha animo e interesse em viver mais e melhor. No entanto, podemos perceber que para a maioria das pessoas, o propósito está mais relacionado à sua profissão do que a qualquer outra coisa. Perceba pelas estatísticas da curiosidade de hoje, que o fato de estarem desempregados, faz com que os jovens se sintam sem propósito e estejam mais suscetíveis à depressão. No entanto, precisamos analisar profundamente se esse conceito não faz parte apenas de uma teoria do mundo, sem fundamento bíblico e que tem trazido tantos danos às pessoas, sem que essa seja a verdade de fato.

Leia Mais

134 - Priorize o Espírito Santo

A solidão em um problema cada vez maior. Segundo um estudo realizado com brasileiros, 52% das pessoas, relataram que a sensação de solidou aumentou muito no primeiro semestre de 2021. Esse é um fator muito importante, visto que, na verdade, não estamos sozinhos. Mesmo em meio à multidão, muitas pessoas se sentem sozinhas. Isso acontece porque, mesmo com a presença física de muitas pessoas, a necessidade delas, na verdade, é de outro tipo de presença, a de um amigo intimo.

Leia Mais

133 - Priorize a sua Família

A Família tem sido um dos maiores alvos do inimigo nos últimos tempos. Pensamentos e conceitos deformadores têm entrado nos lares e formado a opinião de muitas pessoas de forma totalmente fora da Palavra de Deus. Infelizmente, até mesmo os lares que se denominam cristãos, têm absorvido muitas das idéias malignas em suas casas e por conta disso, têm vivido uma família totalmente disfuncional e anti Bíblica. Nos nossos dias, infelizmente, a família deixou de ser uma prioridade para grande parte das pessoas.

Leia Mais

132 - O Primeiro Lugar

Todos nós temos prioridades em nossa vida. Geralmente, elas estão relacionadas aos nossos interesses, necessidades, gostos. No entanto, é necessário avaliar se nossas prioridades estão no lugar em que deveriam estar. Será que algo que estamos tratando como prioridade, realmente seja a prioridade? E será que não estamos deixando de tratar algo que realmente seja prioridade como algo com menos relevância e importância em nossa vida?

Leia Mais

131 - Sacie-se em Jesus

Todo ser humano gosta de ter uma garantia de algo. Isso porque a garantia nos deixa seguros, nos trás a certeza de que não passaremos falta de algo que seja importante ou vital para nós. Gostamos de ter um “plano b” para o caso de o nosso primeiro planejamento falhar.

Leia Mais

130 - Não ande ansioso

Você já perdeu sono ou apetite por causa de alguma situação que trouxe ansiedade ao seu coração?

Leia Mais

129 - O que você deseja de Jesus?

Você já deve ter percebido que algumas vezes, parece que estamos com tanta fome que a sensação que temos é que seriamos capazes de comer muitas coisas, alem do que comeríamos normalmente. Porém, na hora de saciar nossa fome, não conseguimos comer muito ou quase nada do que imaginamos que seria.

Leia Mais

128 - Você é sedento de Deus?

Você já deve ter percebido que algumas vezes, parece que estamos com tanta fome que a sensação que temos é que seriamos capazes de comer muitas coisas, alem do que comeríamos normalmente. Porém, na hora de saciar nossa fome, não conseguimos comer muito ou quase nada do que imaginamos que seria.

Leia Mais

127 - Fome e Sede

Aqueles que já passaram um nível maior de fome ou de sede sabem o quanto essa sensação é desesperadora. Não poder obter o que se deseja ou necessita chega a nos fazer pensar em coisas impossíveis e nos faz desejar qualquer coisa que satisfaça a nossa necessidade.

Leia Mais

126 - Nem tudo está Perdido

Você já teve a sensação de que tudo estava acabado e não sabia como seria dali para frente?

Leia Mais

125 - Caia do Cavalo

Você já “caiu do cavalo” alguma vez na vida? É muito ruim quando somos apontados por outros como sendo alguém que “caiu do cavalo”. Traz o sentimento de que somos fracassados. Como você se sentiu quando isso aconteceu?

Leia Mais

124 - Recomece

Nem sempre é fácil recomeçar. Para muitas pessoas, recomeçar representa o fracasso, traz a lembrança de algo que não deu certo. No entanto, precisamos olhar para o recomeço como uma nova oportunidade de fazer dar certo, de melhorar até que esteja bom o suficiente. O que você pensa sobre recomeços?

Leia Mais

123 - É Tempo de Mudança

Você concorda com o ditado que diz: pau que nasce torto morre torto?!

Leia Mais

122 - Você precisa de mais tempo

Quem nunca disse essa frase: Eu preciso de mais tempo!? Este parece ser um desejo da grande maioria das pessoas, no entanto, um desejo quase que impossível para muitos assuntos na nossa vida.

Leia Mais

121 - Terminando Bem

Alguma vez você já se considerou inapto para terminar algo?

Leia Mais

120 - Não fique Paralisado, Viva o Novo

Quantas vezes deixamos de viver ou provar algo novo pelo fato de não conseguirmos nos desprender do velho e já conhecido?

Leia Mais

119 - Batalhando pelo Novo

Quantas vezes pensamos que quando há lutas, então esse é um sinal de que algo não é de Deus?

Leia Mais

118 - O Novo formato de Deus

Quando idealizamos algo, montamos em nossa mente uma imagem e um conceito. Isso se torna a nossa expectativa, ou seja, passamos a esperar pelas coisas que sonhamos e projetamos em nossa própria mente. O problema é que muitas vezes, nossas expectativas são irreais e podem trazer grandes frustrações.

Leia Mais

117 - Renove-se para o Novo

Costumamos definir os tempos na nossa vida, como tempos difíceis ou ruins e tempos bons. Passamos por muitos momentos onde parece que a esperança se foi. Isolamento, perdas, lutas, dificuldades, etc. Mas podemos também ter a esperança de que os dias de vitoria, de alegria e boas colheitas chegarão em nossa vida.

Leia Mais

116 - Imagine o amor

Algumas coisas são muito difíceis de compreender. Isso acontece porque a nossa mente é muito limitada. Temos total clareza das coisas que podemos ver, pegar, sentir, mas quando se trata de coisas abstratas, como por exemplo os sentimentos, temos certa dificuldade.

Leia Mais

115 - Sem medo de amar

Nas histórias românticas contadas nos livros ou filmes geralmente um dos personagens tem maior dificuldade em reconhecer ou identificar o seu amor; isso acontece normalmente por medo ou insegurança. O amor, nesses casos, parece ser sinônimo de confusão, pois é associado a um sentimento. Não é raro ver pessoas com dificuldade em se entregar ao amor por medo de serem machucadas, não é mesmo? No amor de Deus, porém, não há medo.

Leia Mais

114 - Uma chance para Jesus

Talvez você já tenha sido aconselhado com a frase: Dê uma chance ao amor! Muito se fala a respeito do amor, que ele é capaz de mudar por completo a nossa vida. Porém, muitas pessoas têm grandes barreiras sobre esta questão.

Leia Mais

113 - Volte ao Primeiro Amor

Você consegue se lembrar de como foi e de como você se sentia quando conheceu Jesus de verdade?

Leia Mais

112 - Deixe a Perseverança crescer

Se você já sofreu para gerar algo em sua vida, você deve conhecer muito bem o sabor do resultado deste processo. Não é bom sofrer e lutar, mas é bom ter perseverado e vencido.

Leia Mais

111 - O Produto da Perseverança

O que vem à sua mente quando você ouve a palavra perseverança? Para muitos, essa palavra é sinônimo de sofrimento, de luta. Normalmente, temos que permanecer quando estamos diante de uma dificuldade. Como citamos no estudo anterior, não é uma atitude fácil para muitas pessoas.

Leia Mais

110 – Chegue ao fim!

Perseverança é um assunto que muito se fala, mas pouco se vive. Com certeza você conhece ao menos uma pessoa (se não você mesmo) que desistiu de perseverar por algo ou alguém. Em tempos onde as coisas são tão imediatas e descartáveis, perseverar se tornou um alvo praticamente inatingível para muitos.

Leia Mais

109 - Esperança que não se vê

A nossa natureza humana nos permite enxergar apenas objetos que, de fato, estão à nossa volta. Quando somos desafiados a ver algo que não está presente, precisamos usar a nossa capacidade de imaginação. Na vida cristã, precisamos ir além disso, usando a nossa fé para enxergar aquilo que não está presente ou que não existe. Nesse sentido, como está a sua fé? Você é capaz de, pela fé, enxergar aquilo que ainda não aconteceu?

Leia Mais

108 - O Processo da Esperança

Em momentos de lutas e tribulações, parece que nossos olhos não conseguem perceber nenhum beneficio, nada de bom que possa ser extraído da dificuldade. Em nossa cultura, pensamos nas lutas apenas como algo ruim e esse pensamento pode nos atrapalhar muito no processo que segue a luta.

Leia Mais

107 – A Âncora da nossa Alma

Muitas pessoas vivem uma vida desgastante porque não conseguem confiar em ninguém para nada. Algumas dessas pessoas, de tão feridas, chegam a transmitir aos filhos o ensinamento de que não podem confiar em ninguém, somente sem si próprias. Eh uma vida um tanto quanto cansativa. Não poder descansar, ou ter com quem contar na hora da luta, acaba com nossa esperança de uma vida mais tranqüila e feliz.

Leia Mais

106 – Reavive a Esperança

Em tempos tão difíceis como os que temos vivido, podemos ver que a esperança anda muito escassa. Costumávamos repetir o ditado que diz que a esperança é a ultima que morre, porém, é como se já tivéssemos chegado ao fim. Muitos têm vivido dessa forma, ameaçados pela desesperança. Você já pensou como a vida sem esperança é horrível?

Leia Mais

105 - Sem Arrependimentos

Você já deve ter se arrependido, em algum momento de sua vida, de ter sentido medo de algo. Provavelmente percebeu que aquele medo limitou a sua vida no futuro e até mesmo te impediu de realizar algum sonho.

Leia Mais

104 - O que tem ocupado sua mente?

As coisas nas quais nós mais pensamos, têm o poder de se tornar a nossa realidade. Vivemos a partir de nossos pensamentos e das coisas que permitimos que se tornem uma verdade dentro de nós.

Leia Mais

103 - Não seja vencido, vença o medo!

Se você parar para pensar, são muitos os medos que rondam o nosso coração e mente. Você deve conhecer alguém cujo medo tomou grandes proporções em sua mente e coração a ponto de afetar profundamente sua vida.

Leia Mais

102 - Não Temam!

Você sabia que nos tempos de Jesus havia uma grande crença de que fantasmas existiam? E, por não conheceram muito a respeito do mar, por falta de equipamentos adequados, as pessoas acreditavam que, do mar, poderia aparecer qualquer tipo de coisa assustadora, como por exemplo, os fantasmas. Eles não sabiam o que existia além dos milites aos quais chegavam em navegação.

Leia Mais

101 - O medo é um Espírito | Série: "Medo"

Muito mais do que tratar o medo como um sentimento qualquer, devemos, como cristãos, tratá-lo como um espírito que precisa ser expulso das nossas vidas.

Leia Mais

100 - Domine seus Medos | Série: "Medo"

Você sabia que o medo é algo muito comum em qualquer ser humano de qualquer idade e até mesmo em animais? O medo surge quando nos sentimos ameaçados por algo que pode nos causar algum mau. Por isso, o medo é, na verdade, um grande aliado que permite a nossa sobrevivência. Ele também nos estimula a tomar decisões de forma mais acertada diante de problemas que exigem rápida ação. No estudo de hoje, aprenderemos o que a Bíblia nos diz sobre como devemos nos comportar diante do medo.

Leia Mais

99 - O Verdadeiro Amor (Parte 2)

No estudo de hoje aprenderemos mais a respeito do amor de Deus, analisando como temos nos comportado em nossos relacionamentos.

Leia Mais

98 - O Verdadeiro Amor

No estudo de hoje aprenderemos que viver segundo o amor de Deus é essencial para o nosso relacionamento com Ele e com as pessoas.

Leia Mais

97 - Pelo Amor de Deus

No estudo de hoje, aprenderemos que o amor de Deus aperfeiçoa os relacionamentos.

Leia Mais

96 - A Palavra de Deus

No estudo de hoje aprenderemos como a Palavra de Deus é importante e como ela deve influenciar a nossa vida.

Leia Mais

95 - Tempo de Perseverar

No estudo de hoje aprenderemos sobre a importância de perseverar e nunca desanimar.

Leia Mais

94 - Tempo de buscar a Deus

No estudo de hoje aprenderemos que existe um tempo certo para buscar a Deus e que não devemos negligenciá-lo.

Leia Mais

93 - Paixão por Sua Presença

Neste estudo aprenderemos como a presença de Deus faz a diferença nas nossas vidas.

Leia Mais

92 - Quem ama, espera!

No estudo de hoje descobriremos como podemos provar o nosso amor por Jesus Cristo, esperando por Ele e nos preparando para o dia da Sua volta.

Leia Mais

91 - Não pare!

No estudo de hoje, aprenderemos que, para os filhos de Deus, parar ou desistir nunca pode ser uma opção.

Leia Mais

90 - Simples como Jesus na Palavra

? No estudo de hoje, descobriremos como a nossa vida pode ser simplificada pela Bíblia, que é a Palavra de Deus.

Leia Mais

89 - Simples como Jesus nas crises

No estudo de hoje aprenderemos com Jesus o que fazer para simplificar a nossa vida e as nossas reações enquanto passamos por crises.

Leia Mais

88 - Seja Intenso!

? No estudo de hoje, veremos como Deus é intenso em mostrar o Seu amor por nós. Aprenderemos também como agir da mesma forma para com Ele.

Leia Mais

87 - Oração Simples

Neste estudo, aprenderemos como simplificar a nossa vida de oração e como orar segundo a vontade de Deus.

Leia Mais

86 - Simplifique!

No estudo de hoje, descobriremos que a vontade de Deus para nós não é que vivamos uma vida complicada. Ele deseja nos ensinar a viver a vida (em todos os seus aspectos) de forma simples e certeira.

Leia Mais

85 - Declarando Vida ou Morte

Neste estudo, descobriremos o quanto nossas declarações são determinantes para vivermos aquilo que desejamos em Deus.

Leia Mais

84 - Estações novas exigem novas posturas

No estudo de hoje, aprenderemos que as nossas posturas são determinantes para conquistarmos a nova estação de Deus para as nossas vidas.

Leia Mais

83 - Não pare de avançar

No estudo de hoje, aprenderemos que, na vida com Deus, aquilo que é bom sempre pode ficar melhor. Por isso, descobriremos como seguir avançando sempre.

Leia Mais

82 - Tempo de buscar a Deus

Neste estudo aprenderemos sobre qual é o melhor momento para buscar a Deus.

Leia Mais

81 - O processo para a mudança de estação

No estudo de hoje, aprenderemos o que é necessário fazer para vivermos uma mudança de estação em nossa vida com Deus.

Leia Mais

80 - Um novo estilo de vida

No estudo de hoje, aprenderemos um pouco mais sobre o que fazer para alcançar a tão desejada mudança de estação.

Leia Mais

79 - Mudando de estação

Neste estudo falaremos a respeito do novo que Deus tem para nós e sobre quais posturas precisamos ter para viver uma amizade com Ele.

Leia Mais

78 - Semeando bem para colher bem

Durante este estudo falaremos a respeito de um princípio Bíblico que pode ser aplicado em todas as áreas da nossa vida, inclusive na vida familiar. Aprenderemos a respeito de semeadura e colheita. Faremos uma análise sobre os tipos de sementes que temos lançado dentro da nossa casa, observaremos os seus frutos e aprenderemos como lançar boas sementes para ter uma colheita excelente.

Leia Mais

77 - O caminho da restauração

Neste estudo da célula, veremos a respeito dos tantos erros que cometemos dentro da nossa casa, com os nossos familiares ao longo do tempo. Falaremos a respeito das consequências do não concerto desses erros e aprenderemos com a Palavra de Deus sobre como refazer o nosso caminho com a família de maneira que possamos prosseguir.

Leia Mais

76 - Os tesouros perdidos no lar

Esta semana, veremos a respeito de algumas coisas que perdemos dentro da nossa própria casa e muitas vezes sequer percebermos. Coisas muito valiosas que precisam se encontradas com urgência. Aprenderemos os passos que Jesus nos ensina para que possamos resgatar o nosso bem mais precioso.

Leia Mais

75 - Transformando o ambiente

Durante este estudo falaremos a respeito das consequências da escolha de princípios errados, do distanciamento familiar. Veremos que Deus pode mudar todo e qualquer ambiente, se a Sua presença for uma realidade dentro do lar.

Leia Mais

74 - Desistir jamais!

Estamos entrando agora em agosto, no mês da família. Portanto, iniciaremos a partir desta célula, um mês de estudos e orientações a respeito da vida familiar, aprenderemos a lutar por nosso lar e como permitir que Jesus faça as mudanças necessárias. Deus tem algo surpreendente para você neste mês. Você está disposto a receber?

Leia Mais

73 - Um do nós

No estudo de hoje, aprenderemos um pouco mais a respeito do Deus que se fez um de nós. Veremos como isso pode afetar e transformar a nossa vida.

Leia Mais

72 - O Filho do Deus vivo

No estudo de hoje, aprenderemos um pouco mais a respeito do homem mais incrível que já viveu aqui na Terra: Jesus Cristo, uma vez chamado de “o Filho do Deus vivo”.

Leia Mais

71 - Alegrando o Espírito Santo

No estudo de hoje aprenderemos a respeito de como devemos viver para alegrar o Espírito Santo.

Leia Mais

70 - Um Deus que nos vê

No estudo de hoje, aprenderemos a ter consciência da Presença de Deus em nossa vida em todo o tempo, pois Ele é Deus que sempre vê e está atento ao Seu povo.

Leia Mais

69 - O zelo do Senhor

No estudo de hoje, descobriremos quão necessário é sermos zelosos com as coisas de Deus. Jesus viveu nesta terra e cuidou de tudo o que o Pai colocou em Suas mãos, por isso, aprenderemos com a vida Dele a respeito do zelo do Senhor.

Leia Mais

68 - Uma vida honesta com Deus

No estudo de hoje, aprenderemos quão importante é que nos aproximemos de Deus e, não só isso, mas também que saibamos como é importante cuidarmos do nosso interior por meio da busca por uma vida de honestidade.

Leia Mais

67 - Um amor excelente

Essa semana falaremos do amor de Deus e suas características. Aprenderemos como é necessário vivermos segundo esse amor e o que fazer para desenvolvê-lo em nossa vida.

Leia Mais

66 - As dificuldades revelam nosso caráter

Esta semana, falaremos a respeito das nossas reações diante dos problemas, como podemos ter comportamentos doentios nos impedindo de crescer em fé. Deus, em sua palavra, tem sempre a direção certa para nossas vidas.

Leia Mais

65 - A força que vem de Deus

Neste estudo, aprenderemos sobre ser fortes. Entenderemos o que a Palavra nos ensina a respeito disso, como adquirimos a força que precisamos para vencer os gigantes que se levantam contra nós e aprenderemos a nos posicionar diante dos problemas.

Leia Mais

64 - É hora de transbordar

Durante esta célula, falaremos um pouco a respeito do transbordar de Deus para a nossa vida. Com base na palavra de Deus, aprenderemos o que é esse transbordar, para quem ele é destinado e como podemos fazer para receber esse transbordar em nós.

Leia Mais

63 - Ressignifique

Neste estudo, veremos que as lutas e dificuldades vêm sobre a nossa vida trazendo uma pesada carga emocional, como mágoa, traumas, estresse, medo, receio, etc. Aprenderemos a importância de dar um novo significado para as nossas lutas e a seguir em frente mas tendo uma vida transformada.

Leia Mais

62 - E viu Deus que era muito bom!

Durante esta célula, aprenderemos que tudo o que Deus faz é bom. Com a graça de Deus e ajuda do Espírito Santo, mudaremos o nosso olhar a respeito de algumas coisas que enxergávamos de maneira errada. Veremos a maneira como Deus enxerga as coisas na nossa vida.

Leia Mais

61 - Quais são os seus planos?

Neste estudo, veremos a importância de se ter um planejamento para a vida, como deve ser esse planejamento e quais as orientações Deus tem para nós, a fim de que vivamos de maneira melhor no próximo ano.

Leia Mais

60 - Renovo para o cansado

Durante esta célula, aprenderemos o que a palavra de Deus nos fala a respeito do cansaço, quais as suas consequências e como, à luz da Palavra de Deus, devemos agir. Aprenderemos que Deus tem um descanso para nós.

Leia Mais

59 - Como está a sua alma?

Neste estudo, veremos sobre como a nossa alma pode interferir em nossa vida. Aprenderemos o que a palavra de Deus nos diz sobre como podemos viver uma vida de acordo com o Que Deus tem para nós e não de acordo com o que a nossa alma quer impor.

Leia Mais

58 - O que ainda te falta?

Durante este estudo, falaremos a respeito de algumas coisas que deixamos pendentes em nossa vida. À luz da Palavra de Deus, aprenderemos a vontade do Senhor para nós e como podemos agir para que nada fique para trás em nossa vida, nos impedindo de crescer.

Leia Mais

57 - Ele vai voltar

Nesta célula, nosso assunto será a volta de Jesus e como devemos nos preparar para este grande dia que já está para chegar. Você se considera preparado?

Leia Mais

56 - O que há no seu coração?

Neste estudo falaremos a respeito das coisas que saem da nossa boca. Veremos a palavra Bíblica a respeito das nossas conversas e como ter uma linguagem que agrade a Deus e edifique as pessoas.

Leia Mais

55 - Um plano perfeito

No estudo de hoje veremos que é necessário mudar nossa postura diante de Deus para que possamos experimentar Sua Vontade em nossas vidas. Aprenderemos que, mesmo não entendendo de imediato, o plano de Deus é mais que melhor, é perfeito!

Leia Mais

54 - Batei e Abrir-se-vos-a

Durante a célula de hoje, falaremos a respeito da insistência na oração. Aprenderemos, de acordo com os ensinos de Jesus, como podemos ter as nossas petições atendidas por Deus. Neste estudo, aprenderemos sobre a importância de não desistir.

Leia Mais

53 - Debaixo da Palavra de Jesus

Neste estudo de célula, aprenderemos o que a palavra de Deus nos orienta a respeito de quando passamos por dificuldades e já não sabemos mais como agir. Veremos as direções de Deus para a nossa vida.

Leia Mais

52 - Nada nos Separará

Durante este estudo falaremos a respeito de coisas que tentam nos separar do amor de Deus e veremos o que a Palavra de Deus tem a nos ensinar a respeito dessas coisas e aprenderemos a como reagir conforme a orientação de Deus para nós.

Leia Mais

51 - Beneficiados pela Tribulação

Nesta célula falaremos a respeito das tribulações. Veremos como elas vêm sobre a nossa vida e aprenderemos a lidar com elas de maneira que possamos sair beneficiados por ela. Aprenderemos o que a palavra de Deus fala a respeito das tribulações.

Leia Mais

50 - O SIM de Deus

Durante esta célula aprenderemos a respeito do “sim” que Deus já liberou sobre a nossa vida. Aprenderemos como viver o sim de Deus e posturas que devemos ter para provar tudo o que Ele tem para a nossa vida.

Leia Mais

49 - A Casa que Jesus Vai

Neste estudo, falaremos a respeito do que a presença de Jesus pode gerar dentro de um lar. Aprenderemos como tê-Lo conosco e também os resultados de entregar a família para Jesus.

Leia Mais

48 - O Desejo do Pai

Durante esta célula, veremos a respeito do Desejo de Deus que é o Pai de toda a casa. Quais são as Suas orientações para nos como membros da Sua família.

Leia Mais

47 - Mantendo a Casa de Paz

Neste estudo falaremos a respeito da paz dentro de nosso lar. Aprenderemos ações práticas mediante a palavra de Deus para mantermos a paz em nossa família.

Leia Mais

46 - Recuperando a Casa Abandonada

Durante este estudo falaremos a respeito da casa que fica abandonada. Quais as consequências do abandono e as posturas que precisamos ter para recuperar a nossa casa segundo as orientações da Palavra de Deus.

Leia Mais

45 - Deixe Deus te Guiar

Durante este estudo aprenderemos o quão difícil é para nós, nos permitir ser guiados por Deus. Veremos que nossa dificuldade está dentro de nós mesmos, mas que podemos vencê-las através da ajuda de Deus e de Suas orientações contidas nas escrituras.

Leia Mais

44 - Não Deixe o Mal te Vencer

Durante este estudo falaremos a respeito da tentativa do mal de nos vencer. Veremos o que os ataques do inimigo podem gerar em nos e aprenderemos, segundo a palavra de Deus, como não nos deixar vencer pelo mal.

Leia Mais

41 - Amando a Deus com Atitudes

Neste estudo, veremos como é importante amar a Deus e quais atitudes devemos praticar para demonstrar e provar nosso amor pelo Senhor, segundo o que a Bíblia nos orienta.

Leia Mais

40 - O final que Deus planejou

Durante este estudo, aprenderemos que Deus dá a todos nós a chance de termos um final vitorioso. Para que isso aconteça, Ele nos ensina quais são as atitudes sábias que devemos tomar para que tenhamos uma vida feliz, do começo ao fim.

Leia Mais

39 - Eleve os seus Olhos

Durante esta célula, aprenderemos que a direção para a qual os nossos olhos estão voltados, é determinante para a nossa vida. Veremos o que a palavra de Deus nos ensina a respeito disso e como fazer para focar no que realmente importa.

Leia Mais

38 - Flechando o Chão

Neste estudo aprenderemos onde está o limite que nos impede de viver todas as promessas de Deus para a nossa vida. Falaremos a respeito da importância da fé e nossa vida e onde ela pode nos levar.

Leia Mais

37 - Há morada na Casa do Pai

Durante esta célula falaremos a respeito das ultimas orientações de Jesus antes de subir aos céus. Aprenderemos que há uma morada sendo preparada para que nós possamos passar a eternidade. E o que fazer para desfrutar deste novo lar?

Leia Mais

36 - Ativados

Neste estudo falaremos a respeito da palavra que Deus já liberou sobre a nossa vida: Ativação. Veremos o que Deus deseja para a nossa vida através dessa palavra e quais posturas precisamos ter para ter uma vida ativada.

Leia Mais

35 - O Bom Combate

Esta semana falaremos a respeito da das batalhas que vamos enfrentar na vida cristã. Precisamos entender e nos preparar para essas lutas para não desanimar quando elas chegarem.

Leia Mais

34 - Deus tem um Projeto

Neste estudo, falaremos a respeito do projeto de Deus para a nós neste ano de 2019. Aprenderemos que Deus sempre trabalha com planejamentos, veremos como é este projeto e como podemos vive-lo em nossa vida.

Leia Mais

33 - Praticante ou Ouvinte?

Neste estudo, falaremos a respeito da diferença entre ser praticante da palavra de Deus e apenas ouvinte. Veremos os resultados que cada escolha pode trazer sobre a nossa vida, de acordo com a Bíblia e os passos para nos tornarmos praticantes de verdade.

Leia Mais

32 - É hora de Voltar para Casa

Esta semana, nosso estudo falará um pouco sobre quando pisamos na bola ou nos distanciamos do Pai e nos sentimos distantes Dele. Nesses momentos, muitas vezes não sabemos o que fazer. Nesta célula aprenderemos o que a Bíblia nos orienta para que possamos voltar para casa

Leia Mais

31 - Onde está o teu Tesouro?

Neste estudo, falaremos a respeito da facilidade que todos temos de acumular tesouros em nosso coração. Veremos no que isso pode resultar e aprenderemos sobre os passos que devemos tomar se desejarmos uma vida verdadeira com Jesus.

Leia Mais

30 - E Ele Tudo Fará

Na célula de hoje, falaremos a respeito da indignação que a prosperidade do ímpio pode nos causar. Aprenderemos a ter posturas que nos ajudarão a ter uma vida sem estresse, tendo a ajuda de Deus conosco.

Leia Mais

29 - A Batalha é do Senhor

Durante este estudo, falaremos a respeito de tantas guerras que tem rodeado a nossa vida, o desgaste que elas trazem e como afetam nossa vida. Aprenderemos a ter as posturas certas para que o Senhor possa assumir o controle de todas as coisas e nos trazer a vitória.

Leia Mais

28 - Segredos para Superar o Pecado

Nesta célula falaremos a respeito de estratégias eficazes para combater o pecado em nossa vida. Aprenderemos a nos posicionar de acordo com a palavra de Deus para que possamos ser vitoriosos e agradar ao nosso Deus.

Leia Mais

27 - Vencendo o Medo

Nesse estudo, trataremos um pouco a respeito do medo, por que ele é gerado e as suas consequências em nossa vida. Vamos aprender sobre posturas e ações eficazes de acordo com a palavra de Deus para que possamos vencer o medo dentro de nós.

Leia Mais

26 - Mantendo uma Fé Simples

Esta semana falaremos a respeito da fé simples. Veremos por que nossa fé se torna tão complicada a ponto de se tornar em incredulidade e olhando para a vida de Josué, aprenderemos as posturas necessárias para ter a fé simples que é a chave para a vitória.

Leia Mais

25 - Chamados para Orar

Nesta célula falaremos a respeito de um princípio muito importante da palavra de Deus: a oração. Aprenderemos a distinguir o que é oração de fato e o que não é. Veremos os seus efeitos sobre a nossa vida e as posturas que precisamos ter se desejamos adotar esta prática como parte da nossa vida.

Leia Mais

24 - Semeado Bem para Colher Bem

Durante este estudo falaremos a respeito de um princípio Bíblico que pode ser aplicado em todas as áreas da nossa vida, inclusive na vida familiar. Aprenderemos a respeito de semeadura e colheita. Faremos uma análise sobre os tipos de sementes que temos lançado dentro da nossa casa, observaremos os seus frutos e aprenderemos como lançar boas sementes para ter uma colheita excelente.

Leia Mais

23 - Caminho da Restauração

Neste estudo da célula, veremos a respeito dos tantos erros que cometemos dentro da nossa casa, com os nossos familiares ao longo do tempo. Falaremos a respeito das consequências do não concerto desses erros e aprenderemos com a Palavra de Deus sobre como refazer o nosso caminho com a família de maneira que possamos prosseguir.

Leia Mais

22 - Tesouros Perdidos no Lar

Esta semana, veremos a respeito de algumas coisas que perdemos dentro da nossa própria casa e muitas vezes sequer percebermos. Coisas muito valiosas que precisam se encontradas com urgência. Aprenderemos os passos que Jesus nos ensina para que possamos resgatar o nosso bem mais precioso.

Leia Mais

21 - Transformando o Ambiente

Vivemos em dias onde o convívio familiar tem ficado cada vez mais limitado. É raro encontrar famílias que realmente passam tempo juntos.

Leia Mais

20 - Desistir Jamais

Estamos entrando agora em agosto, no mês da família. Portanto, iniciaremos a partir desta célula, um mês de estudos e orientações a respeito da vida familiar, aprenderemos a lutar por nosso lar e como permitir que Jesus faça as mudanças necessárias. Deus tem algo surpreendente para você neste mês. Você está disposto a receber?

Leia Mais

19 - Nada nos Separará

Esta semana falaremos a respeito das lutas que vêm sobre a nossa vida para tentar nos fazer desistir da vida com Deus. Aprenderemos o que a Palavra de Deus tem a nos ensinar sobre esse assunto e como fazer para nunca desistir

Leia Mais

18 - Milagre à Maneira de Jesus

Neste estudo falaremos a respeito da diferença entre o milagre à nossa maneira e o milagre à maneira de Jesus. Como Jesus opera milagres e o que acontece quando Ele faz de acordo com o que Ele mesmo planejou

Leia Mais

17 - Vinde após mim

No estudo dehoje falaremos sobre o desafio de seguir a Jesus. Aprenderemos sobre como devemos agir para viver ao seu lado e termos uma vida plena

Leia Mais

16 - Esperança em Meio à Destruição

Esta semana falaremos a respeito de como a destruição de algo dentro de nós pode ser prejudicial. Aprenderemos o que a palavra de Deus tem reservado para nós a respeito disto. E veremos a respeito da esperança de transformação em nossa vida.

Leia Mais

15 - Um Coração em Paz

No nosso estudo esta semana, falaremos a respeito da inquietude do coração do homem. Veremos que muitas coisas agitam o nosso coração, mas que Deus tem algo reservado para nós. Aprenderemos como Deus deseja que nosso coração esteja.

Leia Mais

14 - Com o Tanque Cheio

Esta semana falaremos a respeito da vida no limite na qual vivemos. Aprenderemos a importância de sermos cheios e os passos necessários para que esse enchimento aconteça.

Leia Mais

13 - Chega de Ansiedade

Neste estudo falaremos a respeito da ansiedade que toma o coração do homem. Quais as consequências dela sobre a nossa vida e como reagir segundo a palavra de Deus.

Leia Mais

12 - Depende do Ponto de Vista

Esta semana, aprenderemos a respeito do ponto de vista. Como ele pode determinar muitas coisas em nossa vida e até mesmo ditar posturas e reações. Veremos, com base na palavra de Deus, o que devemos fazer para ter o ponto de vista que Deus deseja que tenhamos.

Leia Mais

11 - Os Tesouros no Ce?u

Neste estudo falaremos a respeito da verdadeira riqueza, onde realmente precisamos empenhar nossas vidas de maneira que nosso coração esteja no lugar onde de fato deve estar. Tendo como base as palavras de Jesus, aprenderemos o que realmente tem valor.

Leia Mais

10 - Os Sinais Seguirão

Durante esta célula falaremos a respeito de milagres. Veremos a necessidade que todos temos de ao menos um milagre em nossa vida, o por quê dessa necessidade e também aprenderemos a exercitar a nossa fé

Leia Mais

08 - Ele Vive

No estudo de hoje, à luz da palavra de Deus, falaremos a respeito de um dos atributos de Deus e como fazer para desfrutar da Sua bondade me nossa vida. Passaremos por um processo de mudança de mentalidade em relação a Deus.

Leia Mais

07 - Fiel para Completar

No estudo de hoje, à luz da palavra de Deus, falaremos a respeito de um dos atributos de Deus e como fazer para desfrutar da Sua bondade me nossa vida. Passaremos por um processo de mudança de mentalidade em relação a Deus.

Leia Mais

06 - Deus é Bom

No estudo de hoje, à luz da palavra de Deus, falaremos a respeito de um dos atributos de Deus e como fazer para desfrutar da Sua bondade me nossa vida. Passaremos por um processo de mudança de mentalidade em relação a Deus.

Leia Mais

5 - Escolhe pois a Bênção

Na célula de hoje, iremos falar sobre uma das escolhas mais importantes da nossa vida. Veremos o que a palavra de Deus nos fala a respeito de escolhas e como fazer para escolher o certo.

Leia Mais

4 - Temer e Obedecer

Neste estudo veremos a importância que há no temor e na obediência. Falaremos a respeito do que acontece quando temos em nós o temor e somos obedientes e quais devem ser as nossas posturas para ter uma vida de temor e obediência

Leia Mais

3 - Chamados ou Escolhidos

Esta semana falaremos sobre a diferença entre ser chamado e ser escolhido. Vamos aprender com Gideão, o que Deus está procurando para fazer a Sua escolha e como podemos agir em direção ao chamado de Deus.

Leia Mais

2 - Vivendo o Novo de Deus

Durante este estudo seremos ministrados a respeito da promessa que Deus tem sobre a nossa vida de trazer o Novo Dele sobre nós. Veremos a importância de viver algo novo e como fazer para nos apossar dele

Leia Mais

1 - ZOE - Vida na Vida

Neste estudo entenderemos um pouco mais sobre o que é Zoe, sua importância e como recebe-la em nossa vida

Leia Mais